quinta-feira, 21 de julho de 2011

Secretário conhece o cacau cabruca de experiência, realizada em Barro Preto


Eugênio Spengler se reúne com técnicos da Ceplac
O secretário Estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, conheceu a experiência do programa de melhoria da produtividade e qualidade ambiental desenvolvido pela Ceplac em 12 fazendas de Barro Preto que produzem o cacau cabruca.

O secretário estadual se reuniu com técnicos e dirigentes do Centro de Pesquisas do Cacau e Centro de Extensão da Ceplac. Ele aproveitou para apresentar os avanços organizacionais da Secretaria de Meio Ambiente.

Uma delas foi a reforma aprovada pela Assembléia Legislativa, que resultou na criação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), uma fusão entre Ingá e Ima.

Spengler disse que a criação de Comissões Técnicas de Garantia Ambiental é uma política pública desenvolvida pela Bahia ao longo do tempo. 

Ele afirmou que a proposta de sua secretaria é trabalhar para aumentar as atribuições das comissões técnicas e aperfeiçoar as já existentes, em parceria com empresas públicas ou concessionárias de serviços público

terça-feira, 19 de julho de 2011

Barro Preto terá posto de atendimento da EBDA

 Cerca de 80 agricultores familiares conheceram melhor a participação da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), no município de Barro Preto, no Sul da Bahia, nesta terça-feira (15). Durante a reunião o secretário da agricultura municipal, Jesus Palácio Mondes, anunciou que será aberto um posto de atendimento para os técnicos agrícolas da EBDA, para que o município conte com Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) permanente.
A reunião, organizada com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar no município, aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e foi promovida pela Associação dos Produtores Rurais da Pedra Lascada, em parceria com a Prefeitura Municipal de Barro Preto e a EBDA.

A engenheira agrônoma do Programa Pacto Federativo da EBDA, que presta assistência técnica no município, Pabliane Ramos Lawisnsky, destacou a nova fase da agricultura familiar em Barro Preto. “Esse posto de atendimento da EBDA no município irá estreitar o contato entre o técnico e o agricultor, fortalecendo a agricultura familiar no município”, ressalta, durante o evento, Lawisnsky.

De acordo com o prefeito Adriano Clementino, que enfatizou a importância da agricultura familiar, o município de Barro Preto tem cerca de sete mil habitantes, e a agricultura é a principal atividade. Para o presidente da Associação dos Produtores Rurais da Pedra Lascada, Manoelito Rodrigues, formada por 53 agricultores de Barro Preto, reuniões como essa, com a participação de importantes parceiros, é essencial para atender as principais necessidades do agricultor familiar. “Precisamos agregar valor e ampliar o mercado para a comercialização dos nossos produtos. Somente com a colaboração da EBDA, Banco do Nordeste e a prefeitura alcançaremos os nossos objetivos.”, falou Rodrigues.

Agricultores de Barro Preto receberão assistência técnica gratuita


O Instituto Aliança, organização da sociedade civil de interesse público, apresentou aos agricultores de Barro Preto, na manha desta sexta (17), através da Associação da Pedra Lascada, o Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural no Território do Litoral Sul.
Este projeto tem como objetivo principal prestar, gratuitamente, serviços de assistência técnica e extensão rural - ATER. Em Barro Preto, 85 famílias da agricultura familiar serão contempladas.
O projeto será desenvolvido pelo Instituto aliança através de um contrato de prestação de serviço firmado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF).

Associação dos agricultores em regime de economia familiar da Pedra lascada Barro Preto - BA.


A associação da pedra lascada foi criada em 1999, mas foi a partir de 2010 que conseguiu levantar vôo e exercer  seu papel de associação, ajudando na melhoria de vida dos associados.
Os associados  foram capacitados em vários áreas, dessa forma houve melhoras significativas nas condições de vida de cada um, aumentando assim a produção e consequentemente a renda da familia.

Os pequenos agricultores foram  capacitados em diversas areas:
*Capacitação para cultivo de cacau, do balizamento à hora da colheita;
*Capacitação para orientar no cultivo de hortalice.;
*Capacitação para treinar pessoas para trabalhar com defensivos agrícolas;
*Capacitados  para orientar na criação de galinha caipira e na piscicultura;
*Capacitados para treinar pessoas para o cultivo e beneficiamento do cacau, atendendo assim os exigências da fabrica de chocolate da agricultura familiar em ibicarai, que hoje e uma realidade;
*Capacitação  na area da pecuária , para treinar e capacitar pessoas para trabalhar no projeto balde cheio;
*Capacitada para palestrar sobre o associativismos,  para aqules que pretendem participar de alguma associação;
Como a associação trabalha coma agricultura familiar não poderia esquecer dos jovens e mulheres que tambem foram capacitados;
*Os jovens foram capacitados para orientar e preparar pessoas para o seu dia a dia;
*Já as mulheres foram capacidades para trabalhar com frutas, fazendo derivados como, doses , bolos, polpas, entre outros, aproveitando esse treinamento para melhoria da alimentação dos familiares, e ainda vendem esses produtos no P.A.A (programa de aquisição de Alimento);
A associação também tem capacitação  para orientar ações referentes ao P.A.A (programa de aquisição de Alimento), PENAI e credito fundiário que são os programas do governo federal .
Lembrando que o P.A.A,  já é uma realidade em Barro Preto onde a cada quinze dias são entregue produtos para doação em três entidades, são elas : Associação do bairro Luiz Borel , Igreja Adiventista do sétimo dia  e Igreja Nossa Senhora da Conceição. Mais de 1.000 pessoas recebem esses alimentos de forma gratuita que é repassado por essas três entidades. 
Vale lembrar que no ultima quinzena foram liberados mais de 3.500 quilos de alimentos.
Todas essas conquistas são devido ao apoio  conjunto, do poder executivo e SENAR , além de varias lideranças que vem desempenhando um trabalho voluntário em prool da melhoria de vida dos pequenos agricultores da região da pedra lascada.   



Feira de Santana: Mulher é assassinada a tiros dentro de bar em residencial

Uma mulher, identificada como Vitória Santos Santana, 20 anos, foi assassinada por volta das 21h deste sábado (15), no interior de um bar lo...